Protótipo Facilita: a interface digital e a velhice
Resumo: A pesquisa em suas mãos percorre o caminho através das definições de nativo digital, imigrante digital e sotaque tecnológico, traça paralelos de como a desigualdade tecnológica e a defasagem intergeracional criaram grupos de pessoas que possuem diferentes níveis de interação e entendimentos dos instrumentais tecnológicos contemporâneos e de como esses níveis afetam o convívio das pessoas mais velhas. Trata, ainda, sobre o processo de envelhecimento e de como os limitantes físicos e problemas sociais levam o idoso a se distanciar dos aparelhos digitais que poderiam lhe trazer maior contato social. O texto aborda a seguir, definições sobre interface, usabilidade, design, tecnologias e estruturas que possibilitaram a criação/desenvolvimento do produto final, o protótipo digital “Facilita” e encerra com novas tecnologias e futuros pontos de evolução do trabalho
Digital Portfolio - estudando e desenvolvendo interface eficiente em mostra digital de artista
Descrição: A pesquisa tem o intuito de realizar um mapeamento sobre como a Web esta sendo usada na exposição de artistas plásticos/obras. A web pode ser um meio para mostrar novos artistas e consagrar os já existentes? A web pode sustentar sozinha uma exposição? Estes questionamentos que inicialmente (como podem ser verificados através dos anexos de Estrutura) se voltavam ao mercado de arte, foram, gradativamente sofrendo alterações em reconhecimento de que não há uma disputa entre a mídia eletrônica e a exposição física pela mostra e possível venda de obras de arte. O que deve haver é a soma de esforços com o objetivo comum de mostrar o artista e sua obra. A partir dos resultados obtidos com a pesquisa bibliográfica houve a construção de uma interface conectada aos elementos visuais de uma exposição ?física?, com o intuito de ser reutilizável e se tornar referência on-line em mostra de arte assim como as várias galerias existentes. A construção desse ?Digital Portfolio? seguiu parâmetros que tentaram tornar a barreira entre arte ?física?/exposição ?virtual? menos nítida devido a utilização de elementos interativos que buscam uma maior participação do usuário..
3D Livre!
Descrição: Com o atual poder computacional, onde já temos computadores hiperprocessados, as imagens em 3D ganham cada vez mais força em entretenimento, cinema, publicidade e projetos interativos. O real problema é que os softwares de Criação 3D possuem um custo elevadíssimo. A pesquisa propõe a comparação entre dois softwares 3D que acreditamos possuírem características que os tornam parecidos em vários aspectos: o Lightwave, software comercial desenvolvido pela empresa NewTek, e o Blender, software mantido por uma comunidade de programadores em esquema de código aberto. Verificaremos os prós, contras e propostas de uso..
Web 3D Porque Não?
Descrição: A web ainda é reta como uma folha de papel, ainda é uma ?WebFlat?. Porque possuindo tecnologia/capacidade computacional para a criação e uso do 3D de forma intensa ainda não adotamos tal modo de utilização/navegação dentro dos websites?.
Criação de Capa e Participação como Autor no Livro
Para ler acesse aqui
Back to Top